Emissões de gases de efeito estufa banco diminuem, reflexo de medidas internas de gestão
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) conquistou pelo quinto ano seguido o selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, a principal metodologia utilizada no mundo para medir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). A iniciativa foi criada pelo World Resources Institute (WRI), dos Estados Unidos, que certifica as principais organizações internacionais. No Brasil, o instituto conta com parceiros para a certificação, incluindo a Fundação Getúlio Vargas e o Ministério do Meio Ambiente.
O BDMG participa dessa certificação desde 2015 e sempre conquistou o grau máximo nas avaliações feitas. Um dos critérios para obter a classificação é ter as ações auditadas por uma empresa independente. Para a premiação de 2020, a verificação foi feita pela Rina Brasil Serviços Técnicos Ltda.
Segundo o levantamento GHG Protocol 2020 (com dados de 2019), as emissões de GEE provenientes de algumas das fontes que pertencem ou são controladas pelo BDMG (chamado escopo 1) caíram 68% em cinco anos, passando de 70,8 tCO2e para 22,43 tCO2e.
O estudo ainda avalia as emissões indiretas por aquisição de energia (escopo 2) e as emissões indiretas por conta das atividades da instituição (escopo 3) – resíduos gerados nas operações, viagens de negócios e deslocamentos de funcionários de casa para o trabalho. Nos dois quesitos, também houve queda nas emissões desde 2015, -45% e -5,61%, respectivamente.
“A redução de emissões pelo BDMG é consequência da adoção de medidas de gestão para alcance da eficiência energética e de medidas mais sustentáveis nas instalações do banco, como a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, campanhas de conscientização para economia de energia e estímulo à realização de reuniões virtuais, reduzindo a utilização de veículos para transporte dos funcionários”, diz Mariana Pereira, coordenadora do inventário pelo BDMG.
Próximos passos
As ações para a continuidade na redução de emissões pelo Banco já estão em andamento, com destaque para a entrada em funcionamento da Usina de Geração de Energia Fotovoltaica, no último mês de março.
“Além disso, todas as medidas já tomadas pelo BDMG serão intensificadas ou mantidas com o intuito de aprimorar a eficiência de suas atividades operacionais”, conclui Mariana.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
