Protocolo de intenções reforça o papel do Banco na diversificação da matriz econômica do estado em bases sustentáveis
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) formalizou nesta quinta-feira (12/3), em Montes Claros-MG, um protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMANS) e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS). A parceria contempla a realização de ações, estudos e análises para criar oportunidades para profissionais e empresas locais, visando o apoio institucional e financeiro ao setor de energias renováveis na área mineira da Sudene.
O presidente do BDMG, Sergio Gusmão, que também cumpriu agendas na cidade com o prefeito Humberto Souto e com o presidente da Regional Norte da Fiemg, Adauto Marques, participou da assinatura e destacou seu significado. “Esta parceria reforça o papel do BDMG na diversificação da matriz econômica de Minas em bases sustentáveis, partindo do grande potencial econômico do estado no mercado de energia renovável, em particular na região Norte. A união destes atores institucionais é mais um passo deste processo”, afirma o presidente.
Como metas, o protocolo – cuja vigência é de 24 meses – prevê estimular a implantação de sistemas solares fotovoltaicos no segmento de micro geração distribuída na região, estimular o fortalecimento de empresas integradoras do setor de energia solar fotovoltaica, bem como o surgimento de novas empresas em outros setores ligados ao segmento.
O incentivo à geração de energia limpa é um dos elementos centrais da estratégia de atuação do BDMG. No ano passado, os desembolsos para projetos de geração de energia solar fotovoltaica triplicaram em relação a 2018, chegando a R$ 53 milhões. O número de usinas solares financiadas pelo Banco mais que dobrou em 2019, passando de 25 para 54. A capacidade de geração dos empreendimentos financiados em 2019 chega a 45,8 GW/ano, o suficiente para abastecer 23,8 mil domicílios. Cerca de 78% das liberações para projetos de energia solar foram para o Norte de Minas.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
