Desde o início da pandemia, o banco já destinou cerca de R$ 1,1 bilhão para as MPEs mineiras, um nível de desembolso recorde na história da instituição
O BDMG reduziu para 5% ao ano + SELIC a taxa para micro e pequenas empresas de Minas Gerais interessadas em obter crédito por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O movimento – anunciado nesta terça-feira (05/10), Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa – diferencia o banco da concorrência, uma vez que as demais instituições financeiras do mercado estão praticando uma taxa de 6% ao ano + SELIC, que é o limite estabelecido pelo Programa.
Somando-se o Pronampe e outras linhas de crédito para as micro e pequenas empresas, o BDMG já desembolsou para o segmento cerca de R$ 1,1 bilhão desde a decretação oficial do início da pandemia, pela OMS, em março de 2020. Este patamar de desembolsos é recorde na história do banco.
De acordo com o presidente do banco, Sergio Gusmão, as micro e pequenas empresas têm importância estratégica, pois são responsáveis pela maior parte da geração de empregos no estado. “Como banco de desenvolvimento, nosso mandato sempre objetiva encontrar oportunidades de tornar o crédito cada vez mais acessível. A operação do Pronampe com uma taxa diferenciada se encaixa nesse contexto. Estamos sintonizados com a demanda da sociedade nesse momento desafiador deflagrado pela pandemia, sem nos descuidar da necessária sustentabilidade financeira da instituição”, explica Gusmão.
Diferencial para empreendedorismo feminino e cadeia do turismo
O crédito da linha Pronampe pode ser aplicado em capital de giro ou em investimentos, com prazo total de 48 meses para pagar e 11 meses de carência. Além da menor taxa de juros, o BDMG possui outros diferenciais em relação ao restante do mercado: as empresas com participação feminina no capital social maior ou igual a 50%, há pelo menos seis meses, e as empresas da cadeia do turismo, eventos, bares e restaurantes, contam com Tarifa de Abertura e Acompanhamento de Crédito (TAAC) reduzida.
Como solicitar o crédito
As solicitações poderão ser feitas por meio do BDMG Digital, a plataforma de atendimento do banco disponibilizada no site www.bdmg.mg.gov.br. O processo garante menos burocracia e mais agilidade na concessão do crédito. Além disso, o BDMG conta com uma rede de 400 correspondentes bancários em todo o estado de Minas Gerais, o que permite maior capilaridade no alcance de regiões mais distantes. A lista dos correspondentes também está disponível no site do banco.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
