Produtores rurais e profissionais da assistência técnica podem se inscrever até 3 de julho para aprender técnicas que melhoram resultados no campo

Estão abertas as inscrições para capacitação gratuita em agricultura regenerativa com foco no cultivo de grãos e pulses, como soja, milho, sorgo, feijão e grão-de-bico. O curso online e com duração de três meses está alinhado à agenda do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que tem como um de seus objetivos incentivar a agricultura regenerativa no Estado, um modelo de produção sustentável que agrega valor e abre novos mercados para o Agronegócio mineiro.
A capacitação está em sua quarta edição e é destinada a produtores rurais e profissionais de assistência técnica da rede pública e privada de todo o Estado. As inscrições podem ser realizadas no link Capacitação para a Produção de Grãos Regenerativos — GAAS Brasil até 3 de julho. As aulas começam em julho, no formato de Ensino à Distância, e se encerram em setembro. Ao todo serão 60 horas divididas em cinco módulos conduzidos por experientes profissionais do mercado e pesquisadores.
Segundo o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, a proposta é que os produtores possam recuperar e valorizar o solo, que é o maior ativo do setor. “O compromisso do Banco é dar condições técnicas e soluções financeiras para transformar a tomada de decisões no Agronegócio. Os mineiros precisam estar alinhados às demandas globais e à realidade climática. É mais do que oferecer crédito, é dar instrumentos de capacitação a quem produz”, afirma.
Temas
Os participantes vão conhecer técnicas sustentáveis para o cultivo de soja, milho, sorgo, feijão, trigo, amendoim, grão-de-bico, arroz e girassol. A partir das orientações, os produtores poderão fazer um diagnóstico e um planejamento que lhes permitirá reduzir custos e atender as exigências do mercado internacional, que busca, cada vez mais, parceiros que produzem com responsabilidade ambiental.
Outro objetivo do curso é preparar os produtores para enfrentarem os períodos de seca e os impactos das mudanças climáticas, dando previsibilidade aos negócios. O manejo correto do solo aliado ao uso de fertilizantes naturais e insumos regionais melhoram a produtividade e o controle de pragas e doenças, além de movimentar a economia local.
A programação ainda inclui duas visitas a propriedades que aderiram à produção regenerativa de grãos para que os alunos vejam, na prática, o que aprenderam.
Essa é a quarta edição da capacitação oferecida pelo BDMG que, desde 2023, também já abordou a agricultura regenerativa em geral, a cafeicultura e a pecuária.
Crédito amplia negócios
Além de ofertar a capacitação, o BDMG disponibiliza crédito com custos diferenciados para viabilizar projetos de agricultura regenerativa em Minas Gerais. As linhas de crédito Bioinsumos e Solo Mais financiam o manejo regenerativo do solo e a implantação de unidades de produção de bioinsumos, sistemas biodigestores e de compostagem, compra de equipamentos, entre outras iniciativas.
Os financiamentos são operados via cooperativas de crédito parceiras dos sistemas Sicoob, Sicredi e Cresol.
Todas as informações sobre a capacitação e as linhas de crédito do BDMG estão disponíveis em bdmg.mg.gov.br.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital BDMG MUNICÍPIOS 2026
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório Anual
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Promorar
Fale com o BDMG
