01 out 2020
Assembleia Geral da ALIDE discute mitigação da pandemia e o futuro do desenvolvimento

Evento começa dia 7/10; é possível inscrever-se gratuitamente e acompanhar a participação do BDMG e todos os debates envolvendo os bancos de desenvolvimento da América Latina

Nos dias 7, 9, 13 e 15 de outubro, será realizada virtualmente a Assembleia Geral da ALIDE 2020, tendo o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o BID e o International Development Finance Club (IDFC) como correalizadores, além da Agência Francesa de Desenvolvimento como colaboradora. O evento, aberto à participação do público em geral (link de inscrição no final do texto), reunirá instituições de desenvolvimento da América Latina e do Caribe para uma avaliação do desempenho na mitigação da crise deflagrada pela pandemia e o caminho para a recuperação econômica.

Como instrumento de política pública de financiamento, os bancos de desenvolvimento enfrentam o desafio de minimizar os danos causados ​​pela crise nos setores produtivos e sociais. Mas também a oportunidade de estabelecer uma resposta estratégica que direcione o financiamento para um novo ciclo de desenvolvimento, com ênfase no crescimento sustentável e inclusivo. Neste contexto, a Assembleia Geral visa extrair lições dos bancos para a concretização de um novo ciclo de desenvolvimento.

A programação será dividida em quatro grandes temas: uma visão global do impacto da crise e dos riscos e perspectivas para o desenvolvimento; experiências internacionais com instrumentos financeiros e não financeiros em resposta à crise; o papel de liderança dos bancos de desenvolvimento neste processo e na promoção de uma recuperação econômica inclusiva e sustentável; e a própria Assembleia Geral, voltada para os assuntos institucionais da ALIDE.

BDMG debaterá temas estratégicos

O presidente do BDMG, Sergio Gusmão, que também é membro do Conselho de Administração da ALIDE, será moderador do painel “Experiências internacionais de respostas de instituições de desenvolvimento e outras instituições financeiras à crise do Covid-19”, no dia 9/10, a partir das 11h (horário de Brasília). O debate contará com as participações de representantes do BID, BEI, BNDES, OCDE, Universidade de Yale, entre outros.

Já o diretor Vinicio Stort falará no painel Promoção de uma recuperação sustentável e inclusiva do COVID-19: os bancos nacionais de desenvolvimento podem e devem assumir a liderança”, dia 15/09, às 11h (horário de Brasília).

Acompanhe todos os debates gratuitamente!

Não perca esta oportunidade de se atualizar sobre as questões mais estratégicas e urgentes do nosso setor. Inscreva-se gratuitamente aqui, confira a programação completa e outras informações mais detalhadas sobre o evento!

Sobre ALIDE

ALIDE é a comunidade de instituições financeiras que gera soluções bancárias para o desenvolvimento da América Latina e Caribe. Fundada em 1968, tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, por meio de boas práticas de financiamento ao desenvolvimento que promove entre seus associados. Possui cerca de 90 instituições membros com presença em mais de 20 países da América Latina e outras regiões do mundo.

Sobre a Assembleia Geral

É a cúpula anual dos bancos de desenvolvimento da América Latina e Caribe, um encontro de alto nível em que os principais representantes do setor discutem financiamento para o desenvolvimento, estabelecem relações de cooperação e consenso.  É realizado anualmente com a participação de mais de 300 representantes dos bancos latinoamericanos de desenvolvimento e de outras regiões do mundo.