BDMG 2ª via de boleto
2ª via Boleto
clique aqui para emitir

Emita a 2ª via do seu boleto com rapidez e sem complicação. Aqui no BDMG é assim!

BDMG Internet Banking
Internet Banking
acesse seu internet banking

Nosso cliente pode consultar as informações relativas ao seu contrato e ainda solicitar a renegociação ou um novo financiamento.

BDMG Meu Financiamento
Meu Financiamento
acesse seu financiamento

Para quem fez uma simulação e deseja acompanhar o andamento da proposta de forma rápida e segura.

BDMG Correspondentes Bancários
Correspondentes Bancários e Parceiros
acesse área de parceiro

Se você é um parceiro do BDMG, aqui você acessa todas as funcionalidades disponíveis, sem complicação.

12 jun 2025
Após picos históricos, vendas no comércio varejista mineiro recuam 1,7% em abril

Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais aponta que no acumulado do primeiro quadrimestre resultado é de alta de 0,8%

O volume de vendas no comércio varejista de Minas Gerais recuou 1,7% em abril, em comparação com o mês anterior. Esta é a primeira retração verificada nos últimos cinco meses, após o Estado registrar recordes neste setor. No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, o resultado é de alta de 0,8% no Estado. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), divulgado nesta quinta-feira (12/6), a partir do levantamento do IBGE.

O economista do BDMG Érico Grossi destaca que após dois meses registrando picos históricos positivos dessa série histórica, a queda era esperada. “A economia mineira vinha registrando resultados muito fortes nas vendas desde 2024, portanto, é natural, em algum momento, uma desaceleração. Além disso, é preciso pontuar que o primeiro trimestre do ano registra sazonalidade positiva no comércio, principalmente em relação aos produtos ligados ao ensino, e entramos no segundo trimestre quando é esperada uma redução”, afirma.

No Comércio Varejista Ampliado, que inclui as vendas de materiais de construção e de veículos, houve retração de 1,6% no Estado, no mês de abril. O economista do BDMG pondera que essas compras estão associadas ao mercado de crédito que, segundo ele, começa a impactar o consumidor final em função da alta taxa básica de juros.

A íntegra do Boletim Econômico do BDMG sobre Comércio está disponível aqui.