BDMG, INDI, Fundação Renova e Prefeitura de Mariana assinaram acordos de cooperação técnica
Na terça-feira (2/5), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerias (BDMG), a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI) e a Fundação Renova assinaram, na sede do BDMG, dois acordos de cooperação técnica para impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos municípios afetados pelo acidente da barragem do Fundão. O primeiro, assinado juntamente com a Prefeitura de Mariana, prevê um conjunto de ações para a diversificação da economia do município, caracterizado pela dependência econômica da mineração.
O segundo acordo é destinado à promoção de ações visando ao desenvolvimento econômico e social dos municípios da área de abrangência afetada, por meio de financiamentos aos empreendimentos locais.
Para viabilizar a cooperação, será criado e modelado, com assessoria do BDMG, o Fundo de Propósito Múltiplo, que utilizará recursos da Fundação Renova. O Banco realizará estudo regional para produzir uma base técnica e orientar as ações socioeconômicas. O BDMG também será o gestor e agente financeiro do Fundo.
Para o presidente do Banco, Marco Crocco, “este trabalho conjunto reforça o compromisso do BDMG com o desenvolvimento socioeconômico de todas as regiões em Minas. As empresas nos municípios afetados poderão contar com recursos para a recuperação dos negócios, o que vai contribuir para a geração de emprego e renda”, afirmou.
Os acordos também foram assinados pelo Prefeito de Mariana, Duarte Júnior; pelo diretor de Programas da Fundação Renova, Marcelo Figueiredo; pela diretora de Desenvolvimento Institucional da Fundação Renova, Andrea Azevedo; pela presidente do INDI, Cristiane Serpa; e pelo vice-presidente do INDI, Ricardo Machado Ruiz.