28 jul 2023
Minas Gerais fecha primeiro semestre com saldo positivo de 144,2 mil postos de trabalho

Boletim Econômico produzido pelo BDMG analisa resultados do Estado e destaques por setor

Minas Gerais fechou o primeiro semestre de 2023 com saldo positivo na abertura de postos de trabalho. Foram 144,2 mil empregos formais que contribuíram com o saldo positivo nacional de 1 milhão de vagas. Entre maio e junho, foram registrados no Estado 25,5 mil vagas, distribuídas entre os setores da Agropecuária (9,7 mil), de Serviços (9,2 mil), e Indústria (6,5 mil).

Os dados constam no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais divulgado nesta sexta-feira (28/7) a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). A análise aponta ainda que, em relação ao primeiro semestre do ano passado, houve arrefecimento na geração de empregos em Minas e no Brasil.

O superintendente de Planejamento do BDMG, Alexandre Navarro, reforça que “as atividades no Estado estão mais aquecidas do que no restante do país”, o que fez Minas Gerais sentir menos os efeitos dos juros elevados no Brasil e no mundo. “Esse é um dos principais fatores para a desaceleração nas contratações. Com a inflação controlada, a provável queda nos juros e o programa para renegociação de dívidas das famílias deverão reaquecer a economia, gerando saldo positivo no restante do ano”, afirmou.

Clique aqui e veja a versão completa do Boletim Econômico do BDMG.