26 mai 2022
BDMG reforça seu compromisso com as metas de desenvolvimento durante o 3º Festival ODS

O presidente Marcelo Bomfim destacou os cinco compromissos definidos para garantir crescimento econômico sustentável

Propor soluções para viabilizar o desenvolvimento sustentável no Brasil. O tema esteve no centro das discussões da 3ª edição do Festival ODS, aberto nesta quarta-feira (25/5) e realizado pela organização Agenda Pública. Na programação do evento, o presidente do BDMG, Marcelo Bomfim, reforçou o compromisso do Banco com a Agenda 2030 da ONU, sobretudo no estímulo a projetos e cadeias produtivas estratégicas para um desenvolvimento regional mais sustentável.

Ao apresentar a experiência do BDMG alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Bomfim destacou que a meta de crescimento econômico com inclusão social e sustentabilidade ambiental está no centro da estratégia do banco, traçada junto ao seu acionista, o Governo de Minas.

“Viabilizar o crescimento econômico, promovendo a inclusão social e a sustentabilidade ambiental é uma questão que está no centro dos nossos debates e da nossa estratégia traçada junto ao Governo do Estado, nosso acionista e orientador dos nossos trabalhos. Acreditamos também que este seja o principal desafio do nosso país e, por que não dizer, do nosso planeta. O BDMG é um dos signatários do Pacto Global, com atuação fortemente alinhada à Agenda 2030”, afirmou.

Segundo o presidente, o Banco definiu cinco compromissos para maximizar os impactos de sua atuação e garantir o crescimento econômico inclusivo e sustentável em Minas Gerais.

Compromissos

Entre estes compromissos estão a inclusão financeira, que vem sendo feita por meio do BDMG Digital, plataforma online que permite o acesso ao crédito às micro e pequenas empresas de todo o estado de forma ágil e simplificada. O segmento atualmente representa 61,6% do PIB e 43% dos empregos totais no Estado. O Banco está presente em 93% dos 853 municípios mineiros e também disponibiliza uma rede de 421 correspondentes bancários credenciados. A atuação do BDMG entre 2019 e 2022 contribuiu para a manutenção de quase 25% do saldo de empregos deste segmento.

O segundo compromisso é a transição para uma matriz energética limpa. Minas Gerais é líder nacional no ranking de produção de energia solar no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O BDMG atua financiando projetos de energia solar fotovoltaica, Centrais Geradoras Hidrelétricas, biomassa e iluminação pública.

A ampliação da competitividade e a produtividade no estado, por meio da diversificação industrial, agregação de valor às comodities, viabilização de acesso a novos mercados e investimentos em inovação é o terceiro compromisso. Atualmente, a carteira de crédito de investimentos para o setor privado do BDMG correspondem a 57% do total. O objetivo do Banco é expandir continuamente esse valor.

Para permitir o crescimento do número de cidades mais inclusivas e sustentáveis em todo o estado, o BDMG busca viabilizar projetos de saneamento, saúde, educação, urbanização e também da promoção de espaços públicos de lazer e cultura. A carteira de crédito de investimentos para o setor público conta com 494 municípios, sendo que em 339 destes municípios, o Banco é a única instituição financeira presente.

Por fim, o quinto compromisso é com a Agricultura de Baixo Carbono. Minas Gerais é reconhecido por sua atividade agropecuária e, por isso, o BDMG vem desenvolvendo um projeto, em parceria com a Embrapa, para apoiar produtores rurais de grãos e de café na adoção de técnicas de agricultura descarbonizante, que garantam altos níveis de produtividade e qualidade, reduzindo a utilização de insumos químicos, ao mesmo tempo em que contribuem para a regeneração do solo e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

“Estamos prontos para continuar contribuindo para que este debate possa promover mais confiança em todos os stakeholders e, assim, possamos superar todos os desafios que se apresentam e protagonizar as transformações que queremos”, concluiu Marcelo Bomfim.

Festival ODS

A terceira edição do Festival ODS, realizado pela Agenda Pública e Estratégia ODS, coalizão que reúne agentes sociais para ampliar e qualificar o debate sobre as metas da ONU, com apoio da União Europeia, tem o objetivo de conectar atores relevantes e experiências atuais com foco na transição justa. O encontro aconteceu online nos dias 25 e 26 de maio.