BDMG 2ª via de boleto
2ª via Boleto
clique aqui para emitir

Emita a 2ª via do seu boleto com rapidez e sem complicação. Aqui no BDMG é assim!

BDMG Internet Banking
Internet Banking
acesse seu internet banking

Nosso cliente pode consultar as informações relativas ao seu contrato e ainda solicitar a renegociação ou um novo financiamento.

BDMG Meu Financiamento
Meu Financiamento
acesse seu financiamento

Para quem fez uma simulação e deseja acompanhar o andamento da proposta de forma rápida e segura.

BDMG Correspondentes Bancários
Correspondentes Bancários e Parceiros
acesse área de parceiro

Se você é um parceiro do BDMG, aqui você acessa todas as funcionalidades disponíveis, sem complicação.

O Prêmio BDMG de Empreendedorismo Social vai reconhecer projetos que alcançaram impactos positivos para grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade, em Minas Gerais.

COMO PARTICIPAR

Icone de projeto

Projetos de empreendedorismo social que tenham como público-alvo jovens ou mulheres e que promovam a autonomia e a dignidade a partir de iniciativas de negócios locais, da capacitação em educação e gestão financeira e do incentivo ao empreendedorismo.

Icone de projeto

As iniciativas precisam contribuir para conter problemas sociais ou apresentar oportunidades de transformação para pessoas ou comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Icone de projeto

Projetos cujo público-alvo são mulheres e/ou jovens.

REQUISITOS PARA A INSTITUIÇÃO

Ícone

Sede da instituição e execução do projeto em Minas Gerais

Ícone

Receita anual, em 2023, de até R$ 500 mil

Ícone

Previsão estatutária para realização do projeto social premiado

Ícone

Pessoa jurídica sem finalidade lucrativa, que tenha executado projeto de empreendedorismo social com resultados comprovados entre 1º de julho de 2022 e
30 de junho de 2024, conforme regras do Edital.

Ícone

Demais exigências:
veja o edital

ETAPAS E CRONOGRAMA

Tabela de agendamento desktop Tabela de agendamento mobile

PREMIAÇÃO

Serão selecionados 10 projetos de empreendedorismo social, sendo um de cada uma das 10 macrorregiões de Minas Gerais. Os vencedores irão receber prêmio em dinheiro, além de uma capacitação para desenvolverem habilidades de gestão.

Icone de projeto

Prêmio no valor de
R$ 14 mil (cada)

Icone de projeto

Capacitação em gestão de organizações sociais

PARTICIPE COM O SEU PROJETO

OPORTUNIDADES ALÉM DA PREMIAÇÃO:

BDMG: compromisso com o desenvolvimento social, econômico e sustentável de Minas Gerais

O BDMG é um banco de fomento que, a partir do acesso ao crédito, fortalece as pequenas, médias e grandes empresas e financia diversas prefeituras, atuando em todos os 853 municípios de Minas Gerais. Com forte compromisso com o desenvolvimento regional, a inovação e a sustentabilidade, o Banco impulsiona a geração de emprego e renda, transformando a realidade de famílias e cidades, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos mineiros.

O Banco tem uma Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática que direciona suas estratégias, negócios e atividades. São diretrizes que contribuem para reduzir riscos sociais, ambientais e climáticos em Minas Gerais e, ao mesmo tempo, promovem boas práticas de Governança. A instituição apoia projetos que viabilizam o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do Estado e mantém uma atuação alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

BDMG E INDEC

O Prêmio BDMG de Empreendedorismo Social é fruto da parceria entre o Banco e o Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG (Indec). A partir de um convênio para operacionalizar políticas e diretrizes de responsabilidade social do Banco, serão apoiadas iniciativas com impactos sociais positivos.


Fundado em 1998 pelos funcionários do BDMG, o Indec nasceu com a missão de ser o elo entre as demandas da população em situação de vulnerabilidade e o desejo e a capacidade de atuação dos empregados do BDMG, garantindo a promoção da cidadania.

Parcerias de sucesso e resultados

Marcus Nascimento, idealizador do Projeto Transformação, desenvolvido no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.
“A parceria com o BDMG e o Indec foi muito importante para o Projeto Transformação, que oferece aulas gratuitas de futebol, futsal, futevôlei, beach tennis e jiu-jítsu para crianças e jovens entre 5 e 17 anos. A gente atuava com doações e rifas. Com o BDMG, conseguimos planejar e nos organizar melhor para as atividades, aulas e entrega de materiais esportivos. Antes, tínhamos 180 crianças e jovens atendidos. Hoje são 700. A partir do esporte e das competições externas, mostramos para esses meninos e meninas que existe um mundo além da favela e da cultura que eles vivem aqui. Damos a oportunidade de eles conhecerem outras realidades, e eles passam a vislumbrar um mundo e um futuro diferente”.
Elizângela Cascão, diretora do Projeto Escola do Amado.
“O apoio do Indec e do BDMG tem sido fundamental para conseguirmos manter a instituição em tudo o que oferecemos e ainda ampliar o atendimento a mais famílias. Somos um projeto social-escola que assiste 50 crianças de 2 a 12 anos no contraturno escolar. Nosso objetivo é dar a elas a oportunidade de aprendizado, vivências, desenvolvimento e transformação. Oferecemos café da manhã e almoço, e trabalhamos a educação alimentar e toda parte pedagógica e comportamental. Somos uma escola inclusiva com profissionais especializados em transtornos do desenvolvimento. Ficamos imensamente gratos ao Indec e ao BDMG por todo apoio e investimento em nossas crianças, muitas delas atípicas. Essa parceria fez e faz toda a diferença”.
Harley Winter, criador, gestor de projetos criativos e produtor cultural do Bem+Arte, desenvolvido em Belo Horizonte, nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha e no Norte de Minas
“Quem mais acreditou no projeto foram o BDMG e o Indec. Essa parceria nos permitiu ampliar o nosso trabalho e levar a arte do teatro e do circo para mais pessoas em situação de vulnerabilidade. Nosso objetivo é democratizar o acesso à cultura. Em nove anos, as nossas oficinas e apresentações já chegaram a mais de 10 mil pessoas em Belo Horizonte e em 10 cidades dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, além do Norte de Minas. As oficinas com crianças e adolescentes são de formação continuada. As apresentações chegam a idosos, pessoas em situação de rua, escolas e outras instituições”.

Dúvidas e informações

Ícone de Contato

O contato para dúvidas e outras informações sobre o processo de seleção do Prêmio será realizado exclusivamente por e-mail:
bdmgsocial@bdmg.mg.gov.br