O BDMG e a ALIDE, com o patrocínio do BID, apresentam:

1º ENCONTRO DE ECONOMISTAS-CHEFE DOS BANCOS DE DESENVOLVIMENTO DA AMÉRICA LATINA

19 e 20 de Setembro de 2019
Belo Horizonte, Minas Gerais - Brasil

No contexto das atuais tensões do mundo globalizado e dos novos desafios econômicos, sociais e ambientais dos países da região, os bancos e as instituições de desenvolvimento financeiro precisam trabalhar de forma integrada para repensar seus modelos de ação e seus papéis institucionais.

Garanta sua inscrição gratuita Vagas Limitadas

Faça parte do evento que ajuda a construir o futuro dos bancos de desenvolvimento.

O EVENTO

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG e ALIDE - Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento buscam fortalecer o relacionamento com outras instituições de desenvolvimento nacionais e internacionais para o intercâmbio de experiências, boas práticas e cooperação técnica, em apoio a estes desafios.

Minas Gerais
Brasil

O 1º Encontro dos Economistas-Chefe dos Bancos de Desenvolvimento da América Latina será realizado na cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, na sede do BDMG.

Dois dias de debates com grandes especialistas em desenvolvimento econômico da América Latina.

Os debates serão realizados nos dias 19 e 20 de setembro de 2019, com os seguintes focos:

Foto: Dia 2 - 19/09

19/09

Mesa Redonda com Economistas-Chefe

Na primeira reunião de economistas-chefes da ALIDE, o papel das instituições financeiras de desenvolvimento no quadro das prioridades da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Serão discutidas, em um nível estratégico, tendências atuais que impactam o processo econômico da região.

A partir dos eixos temáticos de discussão, aspectos como mudanças climáticas e gestão de riscos serão abordados; infraestrutura sustentável e desenvolvimento territorial; economia 4.0 e digitalização no setor bancário; inclusão financeira e medição de impacto.

Foto: Dia 1 - 20/09

20/09

Conferência de Técnicos e Especialistas em Desenvolvimento

As conclusões e diálogos da reunião de economistas-chefe servirão como insumo para uma ampla troca de experiências sobre os aspectos fundamentais do financiamento ao desenvolvimento.

Este 2º dia será um evento aberto, composto por três painéis:

  1. Estratégias para o financiamento do desenvolvimento.
  2. Transformação digital e o impacto das novas tecnologias para os bancos de desenvolvimento.
  3. Desafios para a medição do impacto dos bancos de desenvolvimento e sua conexão com a Agenda 2030.

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação do evento:

Fechado ao público

Reunião reservada aos economistas-chefe e equivalentes nas respectivas instituições participantes.

Inscrições Abertas

Seminário de natureza técnica aberto ao público: Desafios ao Financiamento do Desenvolvimento no Marco da Agenda 2030.

  • 8h30
    Receptivo
  • 9h
    Conferência de abertura: "Panorama das instituições de desenvolvimento e linhas de ação futura no contexto da Agenda 2030"
  • 10h30
    Sessão 1: "Mudanças econômicas globais e seus impactos na região"
  • 11h15
    Café
  • 11h30
    Sessão 2: "Repensando o modelo de atuação dos Bancos de Desenvolvimento da América Latina e Caribe"
  • 13h
    Almoço
  • 14h30
    Sessão 3: "Equilíbrio entre a sustentabilidade financeira e o papel social e de fomento dos Bancos de Desenvolvimento"
  • 15h30
    Café
  • 15h45
    Sessão 4: "Diversificação de fontes de funding dos Bancos de Desenvolvimento"
  • 17h30
    Encerramento
Foto: Sérgio Gusmão
Presidente BDMG

Mestre em Direito e Comércio Internacional. Foi diretor-geral do New Development Bank e vice-presidente para Desenvolvimento Corporativo da Continental Grain Company – Arlon Capital Partners. Atuou também no BNDES. É presidente do BDMG, conselheiro executivo na ALIDE e 1º vice-presidente da ABDE.

Foto: Marcos Troyjo

Economista, cientista político e diplomata,mestre e doutor em Sociologia das Relações Internacionais. Foi fundador e diretor do BRICLab (Centro de Governança Econômica Global), da Universidade Columbia. É secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, do Ministério da Economia do Brasil.

Foto: Edgardo Alvarez Noé

Engenheiro Industrial, mestre em Administração de Empresas. Consultor internacional, professor e executivo com vasta experiência no setor financeiro. Atualmente, é secretário-geral da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE).

Foto: JUAN ANTONIO KETTERER

Ph.D. em Economia Financeira e professor universitário, ocupou cargos administrativos em várias empresas de consultoria, financiamento, trading e outras. É chefe da Divisão de Conectividade, Mercados e Finanças do BID.

Foto: JUAN E. NOTARO FRAGA

Engenheiro Agrônomo, com mestrado em Economia Agrícola. Ocupou diversos cargos estatais no Uruguai e também no BID e outras instituições financeiras. Eleito presidente da Fonplata em 2012, foi reeleito para o período 2017-2022.

Foto: Prof. OTAVIANO CANUTO

Professor da USP e Unicamp, foi vice-presidente e diretor executivo no Banco Mundial, diretor executivo no FMI e vice-presidente no BID. Atualmente, é diretor do Center for Macroeconomics and Development em Washington, senior fellow do Policy Center for the New South e senior fellow não-residente do Brookings Institute.

Foto: HENRIQUE AMARANTE COSTA PINTO

Engenheiro Mecânico, mestre em Administração. No BNDES, atuou como superintendente da área de Estruturação de Projetos. Foi secretário de Articulação de Políticas Públicas do Programa de Parceria de Investimentos (PPP), da Presidência da República.

Foto: ÁNGEL CÁRDENAS SOSA

Diretor de infraestrutura do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), supervisiona e desenvolve estratégias de infraestrutura para Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, visando promover o desenvolvimento sustentável na AL.

Foto: PHILIPPE ORLIANGE

Diplomata de carreira e professor, atuou em cargos e missões de representação do Ministério de Relações Exteriores da França. É diretor representante regional Brasil Cone Sul da Agência Francesa de Desenvolvimento, onde passou por diversas posições.

Foto: MARTIN SCHRÖDER

Engenheiro florestal, possui intensa experiência na gestão de projetos vinculados a recursos naturais e mudanças climáticas, com enfoque na AL. Diretor da Agência do KfW no Brasil, banco onde gerenciou fundos e programas na área ambiental e de infraestrutura.

Foto: PAULINE SEBOK

Economista, com formação complementar na Itália, India e EUA. Atuou no Instituto de Pesquisa Econômica Uniban e, desde 2016, chefia o escritório da Agência de Crédito à Exportação da Itália (SACE) na América do Sul.

Foto: Prof. LUIS ENRIQUE GARCIA RODRIGUEZ

Professor convidado de universidades em Londres, Pequim, São Paulo e Havana, foi presidente do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina por 25 anos. Atualmente, é presidente do Conselho de Relações Internacionais da AL (RIAL), chairman do Trust for the Americas e co-presidente do Conselho Ibero-Americano Produtividade (CIPYC).

Foto: TADEU BARROS

Mestre em Administração Pública, foi secretário especial de Planejamento e Orçamento do Estado de Alagoas. Vencedor do prêmio de Inovação em Gestão Pública (Governo de MG). Atualmente, é assessor especial de Desenvolvimento e Inovação no BDMG.

Foto: MARCELO PORTEIRO CARDOSO

Administrador de Empresas, com MBA em Finanças Corporativas, exerceu posições executivas na administração pública direta e no BNDES, onde é superintendente, desde 2016, da área de Operações e Canais Digitais.

Foto: ROSINE KADAMANI

Advogada especializada em Direito Bancário, é pioneira no estudo sobre bitcoin, blockchain e temas correlatos no Brasil. Ministra cursos para diversas instituições financeiras brasileiras e internacionais. É co-fundadora da Blockchain Academy.

Foto: BRUNO DINIZ

Reconhecido por instituições especializadas como um dos nomes mais influentes do Brasil no segmento Fintech. É sócio-fundador da consultoria Spiralem e head de Fintech na ABStartups, além de professor em cursos da USP e FGV.

Foto: LUIS PAULO BRESCIANI

Mestre em Engenharia de Produção e doutor em Política Científica e Tecnológica, ocupou diversos cargos públicos, tendo sido Assessor Especial da Presidência da República e Coordenador de Complexos Produtivos da ABDI. É professor da FGV e USCS.

Foto: MARIA NETTO

Com formação na área de Economia e Cooperação para o Desenvolvimento, trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). É especialista líder em mercados financeiros e mudança climática do BID, onde atua apoiando bancos públicos de desenvolvimento na criação de estratégias de financiamento “verdes”.

Foto: Cláudia Prates

Mestre em economia, executiva com uma carreira de 26 anos no BNDES. Em agosto de 2019, assumiu a posição de Diretora-Geral do New Development Bank (NDB), o Banco dos BRICS.

Foto: VICTOR PINA

Doutor em Economia, é chefe do Departamento de Avaliação e Promoção da Efetividade do BNDES.

Foto: THATYANNE GASPAROTTO

Mestre em Environmental Policy and Regulation, trabalhou no Foreign and Commonwealth Office do Reino Unido através da Embaixada Britânica no Brasil. É responsável por coordenar os esforços da CBI para impulsionar o desenvolvimento dos Mercados Financeiros Verdes em toda a América Latina.

ORGANIZADORES

Conheça mais sobre os organizadores do evento:

Organização

Logo: BDMG

Com 57 anos de atuação, o BDMG é uma instituição financeira que integra o sistema de desenvolvimento econômico do Estado de Minas Gerais. O Banco apoia empreendimentos públicos e privados que contribuem para o fortalecimento da economia mineira, com foco na sustentabilidade e no aumento da competitividade de empresas de variados portes.

Estimulando sempre a inovação, o aumento da produtividade e a geração de empregos de qualidade, com impacto na redução das desigualdades sociais, o BDMG fomenta atividades na indústria, agricultura e agronegócio, comércio e prestação de serviços, além de apoiar os municípios mineiros em projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano que trazem benefícios diretos para a sociedade.

Logo: ALIDE

A ALIDE representa os bancos de desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Criada em 1968, estabeleceu sua sede permanente em Lima, capital do Peru a convite do governo do país.

As atividades e serviços que a Associação realiza visam promover a união e fortalecer a ação conjunta e a participação coordenada dos bancos de desenvolvimento e das instituições financeiras no progresso socioeconômico da região.

Patrocínio

Logo: BID

O BID é a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento da América Latina e o Caribe. Oferece empréstimos, subsídios e cooperação técnica e realiza inúmeras pesquisas.

Seu compromisso é alcançar resultados mensuráveis em saúde, educação e infraestrutura, por meio do apoio financeiro e técnico aos países que trabalham para reduzir a pobreza e a desigualdade. As áreas atuais de intervenção envolvem três desafios de desenvolvimento – inclusão social e equidade, produtividade e inovação e integração econômica.

INFORMAÇÕES

ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL encontroeconomistas@bdmg.mg.gov.br

Patrocínio:

Logo: BID

Realização:

Logo: ALIDE
Logo: BDMG
Logo: Governo de Minas Gerais
ir para o topo