1º ENCONTRO DE ECONOMISTAS-CHEFE DOS BANCOS DE DESENVOLVIMENTO DA AMÉRICA LATINA
No contexto das atuais tensões do mundo globalizado e dos novos desafios econômicos, sociais e ambientais dos países da região, os bancos e as instituições de desenvolvimento financeiro precisam trabalhar de forma integrada para repensar seus modelos de ação e seus papéis institucionais.
Faça parte do evento que ajuda a construir o futuro dos bancos de desenvolvimento.
Veja como foi o evento
Conheça a cobertura do jornal Valor Econômico.
Clique AquiNOTÍCIAS
- O Tempo: BDMG terá crédito para economia sustentável
- Diário do Comércio: BDMG articula parceria com bancos de fomento
- Valor Econômico: Banco dos Brics quer ampliar crédito com inauguração de escritórios no Brasil
- Jornal da Cidade: Encontro inédito em MG debate os desafios dos bancos de fomento na promoção do desenvolvimento
- Estado de Minas: Edgardo Alvarez, Sérgio Gusmão e Enrique Garcia
- Agência Minas: Encontro inédito no estado debate desafios dos bancos de desenvolvimento
- O Estado de S. Paulo: Petit comité
- Agência Estado: Coluna do Broadcast
- Folha de S. Paulo: Sol
- O Tempo: Bancos de fomento
- Estado de Minas: BDMG: Encontro internacional
- O Tempo: Sergio Gusmão Suchodolski: Uma janela para o desenvolvimento
- Blog PCO: 1º Encontro de Economistas-Chefe dos Bancos de Desenvolvimento da AL
- Diário do Comércio: BDMG sedia encontro inédito em BH
- Portal Bem Minas: Encontro inédito no estado debate desafios dos bancos de desenvolvimento
Galeria
Fotos
Vídeos
Apresentações de todos os painelistas
O EVENTO
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG e ALIDE - Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento buscam fortalecer o relacionamento com outras instituições de desenvolvimento nacionais e internacionais para o intercâmbio de experiências, boas práticas e cooperação técnica, em apoio a estes desafios.
Minas Gerais
Brasil
O 1º Encontro dos Economistas-Chefe dos Bancos de Desenvolvimento da América Latina será realizado na cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, na sede do BDMG.
Dois dias de debates com grandes especialistas em desenvolvimento econômico da América Latina.
Os debates serão realizados nos dias 19 e 20 de setembro de 2019, com os seguintes focos:
19/09
Mesa Redonda com Economistas-Chefe
Na primeira reunião de economistas-chefes da ALIDE, o papel das instituições financeiras de desenvolvimento no quadro das prioridades da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Serão discutidas, em um nível estratégico, tendências atuais que impactam o processo econômico da região.
A partir dos eixos temáticos de discussão, aspectos como mudanças climáticas e gestão de riscos serão abordados; infraestrutura sustentável e desenvolvimento territorial; economia 4.0 e digitalização no setor bancário; inclusão financeira e medição de impacto.
20/09
Conferência de Técnicos e Especialistas em Desenvolvimento
As conclusões e diálogos da reunião de economistas-chefe servirão como insumo para uma ampla troca de experiências sobre os aspectos fundamentais do financiamento ao desenvolvimento.
Este 2º dia será um evento aberto, composto por três painéis:
- Estratégias para o financiamento do desenvolvimento.
- Transformação digital e o impacto das novas tecnologias para os bancos de desenvolvimento.
- Desafios para a medição do impacto dos bancos de desenvolvimento e sua conexão com a Agenda 2030.
PROGRAMAÇÃO
Confira a programação do evento:
Reunião reservada aos economistas-chefe e equivalentes nas respectivas instituições participantes.
Seminário de natureza técnica aberto ao público: Desafios ao Financiamento do Desenvolvimento no Marco da Agenda 2030.
-
8h30Receptivo
-
9hConferência de abertura: "Panorama das instituições de desenvolvimento e linhas de ação futura no contexto da Agenda 2030"
-
10h30Sessão 1: "Mudanças econômicas globais e seus impactos na região"
-
11h15Café
-
11h30Sessão 2: "Repensando o modelo de atuação dos Bancos de Desenvolvimento da América Latina e Caribe"
-
13hAlmoço
-
14h30Sessão 3: "Equilíbrio entre a sustentabilidade financeira e o papel social e de fomento dos Bancos de Desenvolvimento"
-
15h30Café
-
15h45Sessão 4: "Diversificação de fontes de funding dos Bancos de Desenvolvimento"
-
17h30Encerramento
-
8hCredenciamento
-
9hMesa de abertura:
-
9h45Sessão inaugural: "A importância da articulação continental para a promoção do desenvolvimento"
-
10h15Café
-
10h30Painel 1: "Estratégias para o financiamento do desenvolvimento"
-
12hDebate: "O futuro dos Bancos de Desenvolvimento"
- Sergio Gusmão Suchodolski entrevista Prof. Enrique García
-
13hAlmoço
-
14h30Painel 2: "Finanças digitais e novas tecnologias para o financiamento do desenvolvimento"
- Tadeu Barros, Assessor BDMG (moderador)
- Juan Ketterer, Líder de Mercados e Conectividade e Finanças BID
- Marcelo Porteiro Cardoso, Superintendente de Operações e Canais Digitais BNDES
- Rosine Kadamani, Co-fundadora da Blockchain Academy
- Bruno Diniz, Líder de Fintechs na Associação Brasileira de Startups
-
16hCafé
-
16h15Painel 3: "Impacto dos Bancos de Desenvolvimento e conexão com a Agenda 2030"
- Luis Paulo Bresciani, Professor FGV (moderação)
- Maria Netto, Especialista Instituições Financeiras BID
- Cláudia Prates, Diretora Geral NDB, Escritório Regional das Américas
- Victor Pina, Chefe do Departamento de Avaliação e Promoção da Efetividade do BNDES
- Thatyanne Gasparotto, Diretora Regional Climate Bonds Initiative (CBI)
-
18hEncerramento
Mestre em Direito e Comércio Internacional. Foi diretor-geral do New Development Bank e vice-presidente para Desenvolvimento Corporativo da Continental Grain Company – Arlon Capital Partners. Atuou também no BNDES. É presidente do BDMG, conselheiro executivo na ALIDE e 1º vice-presidente da ABDE.
Economista, cientista político e diplomata,mestre e doutor em Sociologia das Relações Internacionais. Foi fundador e diretor do BRICLab (Centro de Governança Econômica Global), da Universidade Columbia. É secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, do Ministério da Economia do Brasil.
Engenheiro Industrial, mestre em Administração de Empresas. Consultor internacional, professor e executivo com vasta experiência no setor financeiro. Atualmente, é secretário-geral da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE).
Ph.D. em Economia Financeira e professor universitário, ocupou cargos administrativos em várias empresas de consultoria, financiamento, trading e outras. É chefe da Divisão de Conectividade, Mercados e Finanças do BID.
Engenheiro Agrônomo, com mestrado em Economia Agrícola. Ocupou diversos cargos estatais no Uruguai e também no BID e outras instituições financeiras. Eleito presidente da Fonplata em 2012, foi reeleito para o período 2017-2022.
Professor da USP e Unicamp, foi vice-presidente e diretor executivo no Banco Mundial, diretor executivo no FMI e vice-presidente no BID. Atualmente, é diretor do Center for Macroeconomics and Development em Washington, senior fellow do Policy Center for the New South e senior fellow não-residente do Brookings Institute.
Engenheiro Mecânico, mestre em Administração. No BNDES, atuou como superintendente da área de Estruturação de Projetos. Foi secretário de Articulação de Políticas Públicas do Programa de Parceria de Investimentos (PPP), da Presidência da República.
Diretor de infraestrutura do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), supervisiona e desenvolve estratégias de infraestrutura para Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, visando promover o desenvolvimento sustentável na AL.
Diplomata de carreira e professor, atuou em cargos e missões de representação do Ministério de Relações Exteriores da França. É diretor representante regional Brasil Cone Sul da Agência Francesa de Desenvolvimento, onde passou por diversas posições.
Engenheiro florestal, possui intensa experiência na gestão de projetos vinculados a recursos naturais e mudanças climáticas, com enfoque na AL. Diretor da Agência do KfW no Brasil, banco onde gerenciou fundos e programas na área ambiental e de infraestrutura.
Economista, com formação complementar na Itália, India e EUA. Atuou no Instituto de Pesquisa Econômica Uniban e, desde 2016, chefia o escritório da Agência de Crédito à Exportação da Itália (SACE) na América do Sul.
Professor convidado de universidades em Londres, Pequim, São Paulo e Havana, foi presidente do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina por 25 anos. Atualmente, é presidente do Conselho de Relações Internacionais da AL (RIAL), chairman do Trust for the Americas e co-presidente do Conselho Ibero-Americano Produtividade (CIPYC).
Mestre em Administração Pública, foi secretário especial de Planejamento e Orçamento do Estado de Alagoas. Vencedor do prêmio de Inovação em Gestão Pública (Governo de MG). Atualmente, é assessor especial de Desenvolvimento e Inovação no BDMG.
Administrador de Empresas, com MBA em Finanças Corporativas, exerceu posições executivas na administração pública direta e no BNDES, onde é superintendente, desde 2016, da área de Operações e Canais Digitais.
Advogada especializada em Direito Bancário, é pioneira no estudo sobre bitcoin, blockchain e temas correlatos no Brasil. Ministra cursos para diversas instituições financeiras brasileiras e internacionais. É co-fundadora da Blockchain Academy.
Reconhecido por instituições especializadas como um dos nomes mais influentes do Brasil no segmento Fintech. É sócio-fundador da consultoria Spiralem e head de Fintech na ABStartups, além de professor em cursos da USP e FGV.
Mestre em Engenharia de Produção e doutor em Política Científica e Tecnológica, ocupou diversos cargos públicos, tendo sido Assessor Especial da Presidência da República e Coordenador de Complexos Produtivos da ABDI. É professor da FGV e USCS.
Com formação na área de Economia e Cooperação para o Desenvolvimento, trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). É especialista líder em mercados financeiros e mudança climática do BID, onde atua apoiando bancos públicos de desenvolvimento na criação de estratégias de financiamento “verdes”.
Mestre em economia, executiva com uma carreira de 26 anos no BNDES. Em agosto de 2019, assumiu a posição de Diretora-Geral do New Development Bank (NDB), o Banco dos BRICS.
Doutor em Economia, é chefe do Departamento de Avaliação e Promoção da Efetividade do BNDES.
Mestre em Environmental Policy and Regulation, trabalhou no Foreign and Commonwealth Office do Reino Unido através da Embaixada Britânica no Brasil. É responsável por coordenar os esforços da CBI para impulsionar o desenvolvimento dos Mercados Financeiros Verdes em toda a América Latina.
ORGANIZADORES
Conheça mais sobre os organizadores do evento:
Organização
Com 57 anos de atuação, o BDMG é uma instituição financeira que integra o sistema de desenvolvimento econômico do Estado de Minas Gerais. O Banco apoia empreendimentos públicos e privados que contribuem para o fortalecimento da economia mineira, com foco na sustentabilidade e no aumento da competitividade de empresas de variados portes.
Estimulando sempre a inovação, o aumento da produtividade e a geração de empregos de qualidade, com impacto na redução das desigualdades sociais, o BDMG fomenta atividades na indústria, agricultura e agronegócio, comércio e prestação de serviços, além de apoiar os municípios mineiros em projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano que trazem benefícios diretos para a sociedade.
A ALIDE representa os bancos de desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Criada em 1968, estabeleceu sua sede permanente em Lima, capital do Peru a convite do governo do país.
As atividades e serviços que a Associação realiza visam promover a união e fortalecer a ação conjunta e a participação coordenada dos bancos de desenvolvimento e das instituições financeiras no progresso socioeconômico da região.
Patrocínio
O BID é a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento da América Latina e o Caribe. Oferece empréstimos, subsídios e cooperação técnica e realiza inúmeras pesquisas.
Seu compromisso é alcançar resultados mensuráveis em saúde, educação e infraestrutura, por meio do apoio financeiro e técnico aos países que trabalham para reduzir a pobreza e a desigualdade. As áreas atuais de intervenção envolvem três desafios de desenvolvimento – inclusão social e equidade, produtividade e inovação e integração econômica.
INFORMAÇÕES
ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL encontroeconomistas@bdmg.mg.gov.br
Patrocínio:
Realização: