BDMG 2ª via de boleto
2ª via Boleto
clique aqui para emitir

Emita a 2ª via do seu boleto com rapidez e sem complicação. Aqui no BDMG é assim!

BDMG Internet Banking
Internet Banking
acesse seu internet banking

Nosso cliente pode consultar as informações relativas ao seu contrato e ainda solicitar a renegociação ou um novo financiamento.

BDMG Meu Financiamento
Meu Financiamento
acesse seu financiamento

Para quem fez uma simulação e deseja acompanhar o andamento da proposta de forma rápida e segura.

BDMG Correspondentes Bancários
Correspondentes Bancários e Parceiros
acesse área de parceiro

Se você é um parceiro do BDMG, aqui você acessa todas as funcionalidades disponíveis, sem complicação.

12 nov 2018
BDMG seleciona startups para o mais novo hub de inovação de Minas Gerais

Fintechs, empresas com soluções banking e de tecnologia de gestão e operações podem se inscrever até 30 de novembro

Belo Horizonte contará com um hub multisetorial que apoiará startups que utilizam tecnologia de forma intensiva e inovadora. O Hubble, como é chamada a iniciativa do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) em parceria com a NXTP.Labs, recebe inscrições até 30 de novembro no site www.hubblehub.com.br. O programa de tração começa em janeiro de 2019, após a seleção de até 15 empreendedores participantes. Nesta primeira rodada, serão selecionadas fintechs e startups de softwares de gerenciamento. A novidade confirma o bom desempenho que o setor de jovens empresas de tecnologia tem tido no Brasil, com crescimento de 23% somente no primeiro semestre de 2018, chegando a 453 startups financeiras em operação, como mostra a mais recente edição do Radar FintechLab, publicada em agosto.

O BDMG atua em parceria com instituições para financiar a inovação no setor privado e participa de Fundos de Investimento em Participação (FIPs) que investem em startups. A diretora de Negócios do BDMG, Carolina Duarte, explica que o Hubble é um “passo à frente” para fomentar o ecossistema de inovação em Minas Gerais de uma forma mais abrangente. “Buscamos um modelo que não se sobrepusesse a nenhuma iniciativa já existente no Estado, incentivando a geração de negócios para as startups em fase de tração, aquelas prontas a oferecerem um produto no mercado que possa atender às demandas de empresas já consolidadas”, conta.

As startups que entrarem para o Hubble participarão de mentorias, workshops, palestras, eventos de networking, tudo em um ambiente de troca e, ao mesmo tempo, de conexões com grandes corporações para impulsionar a criação de transações comerciais. Elas também poderão operar no espaço de coworking do hub, que ficará no bairro de Lourdes, na capital mineira. “No Hubble, a geração de negócios é o grande objetivo, levando as soluções das startups para dentro de parceiros corporativos, o que contribui para o crescimento do ecossistema mineiro”, afirma Eduardo Carvalho, analista de investimento do NXTP.Labs.

O Hubble utilizará uma metodologia de alcance de resultados que é objeto de estudo na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Essa forma de trabalho engloba identificar os gargalos que estão freando o desenvolvimento da startup, com foco em marketing e vendas, retenção de clientes e desenvolvimento de produto e liderança, para gerar crescimento exponencial.

O foco do programa, que é Open Innovation e Equity Free, é que as startups cresçam e se expandam, ao invés de serem simplesmente compradas ou absorvidas por outras corporações. “Entendemos que o investimento é muito importante, mas deve ser uma das opções e não a única. Essas empresas precisam de acesso ao mercado consumidor para que possam ofertar seus bens e serviços, pois é por meio da geração de negócios que elas têm a oportunidade de crescer”, acrescenta Carolina.

Celeiro tecnológico e de inovação

Sede do segundo maior polo de startups do Brasil, atrás apenas de São Paulo, é em Belo Horizonte que está localizado o San Pedro Valley, comunidade que reúne mais de 300 jovens empresas de tecnologias diversas. “É um campo forte, com a presença de empreendedores de todo o país. Além disso, as pessoas que saem das universidades são bem preparadas e abraçam o San Pedro Valley e a cultura de inovação. Isso torna o ecossistema extremamente positivo e viável para se criar um hub de inovação como o Hubble”, finaliza Carvalho.

Sobre a NXTP.Labs

A NXTP.Labs é fundo de venture capital early stage mais ativo da América Latina. No Brasil, além do Hubble em Belo Horizonte, também opera o Okara Hub, em São Paulo, com programas de tração para construtechs, nos mesmos moldes que serão empregados em Minas Gerais.