Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Informações do Bacen

Comunicado sobre o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central

Em atendimento a Resolução 3.658/2008, do Conselho Monetário Nacional, comunicamos que, como todas as instituições financeiras do País, o BDMG deve informar ao Banco Central do Brasil, mensalmente, a posição de cada um de seus clientes cuja responsabilidade seja igual ou superior a R$ 5 mil. Os dados repassados são registrados no SCR- Sistema de Informações de Crédito do Banco Central.


O que é o SCR

O SCR é uma base de dados onde são registradas e consultadas as informações sobre operações de crédito, crédito a liberar e garantias prestadas pelas instituições financeiras a pessoas físicas e jurídicas no país.

Finalidade das informações do SCR

Prover o Banco Central com informações sobre a carteira de crédito das instituições financeiras para a adoção de medidas de prevenção de crises bancárias.

Proporcionar o intercâmbio de informações entre as instituições financeiras sobre seus clientes, auxiliando-as na gestão de suas carteiras.

Quem pode consultar as informações do SCR

O SCR segue rigorosamente todas as regras do sigilo bancário.Podem consultá-lo somente as instituições financeiras previamente autorizadas por seus clientes, e eles próprios, exclusivamente sobre seus dados no sistema.

Como consultar o SCR

Para ter acesso a seus dados, o cliente pode fazer a solicitação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central, mediante a apresentação dos documentos exigidos. Maiores informações pelo telefone 0800 979 2345.

O acesso pode ser feito também pela Internet, após credenciamento no site www.bcb.gov.br/?SCR.

Como corrigir e excluir, registrar medidas judiciais e manifestar discordância sobre informações do SCR

Somente a instituição responsável pela inclusão da informação no SCR pode alterá-la ou excluí-la. Assim, se o cliente verificar alguma impropriedade relativamente aos seus dados ou a necessidade de registros de medidas judiciais, deve solicitar a retificação ou a inclusão do registro.

Os questionamentos sobre as informações registradas pelo BDMG no SCR devem ser feitos diretamente ao Cliente Fone BDMG: 0800 283 8337.