10 nov 2021
COP26: BDMG assina com Banco Europeu de Investimento a captação de EUR 20 milhões para Minas Gerais

Os recursos, equivalentes a R$ 127 milhões, comporão linhas de crédito do banco mineiro para financiar projetos de sustentabilidade e investimentos de micro, pequenas e médias empresas

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) acaba de oficializar com o Banco Europeu de Investimento (BEI), nesta quarta-feira (10/11), uma extensão no valor de EUR 20 milhões – equivalente a cerca de R$ 127 milhões, segundo a cotação de ontem – do limite do contrato original de EUR 100 milhões, firmado entre ambas as instituições em 2019. O aditivo foi assinado como parte da programação paralela da COP26, em conferência virtual realizada no início desta tarde entre o presidente do BDMG, Sergio Gusmão Suchodolski, e o vice-presidente do BEI, responsável pela América Latina, Ricardo Felix Mourinho.

Os recursos adicionais serão utilizados para compor linhas de crédito do banco mineiro voltadas ao financiamento de projetos de energias renováveis e eficiência energética no estado de Minas Gerais, além de prover capital para projetos de investimentos de micro, pequenas e médias empresas. O prazo de pagamento pode chegar a 13 anos, dependendo da natureza da operação e do tipo de negócio, com até dois anos de carência.

O aditivo é mais um capítulo na história de sucesso da parceria entre as duas instituições. Em outubro de 2019, o BDMG já havia captado EUR 100 milhões do BEI, a maior operação internacional da história do banco mineiro e a primeira do multilateral no Brasil. Inicialmente restrito a iniciativas de energias renováveis e eficiência energética, o contrato teve destinação flexibilizada em novembro de 2020, em função do cenário emergencial deflagrado pela pandemia. Na ocasião, 30% do total (EUR 30 milhões) passaram a atender demandas diversas por crédito de micro, pequenas e médias empresas impactadas pela crise sanitária.

“Esta extensão do limite sinaliza a confiança do BEI na alocação eficiente de recursos por meio do BDMG. Em pouco mais de dois anos de parceria, já endereçamos praticamente a totalidade do contrato inicial, se somados os valores já desembolsados e os projetos já captados e em análise no Banco. Agora, fortalecemos esta parceria e damos um passo a mais para aumentar os vetores de liquidez tanto para investimentos em energias renováveis, quanto para a manutenção de pequenos e médios negócios, segmento que responde pela maior parte da geração de empregos em Minas Gerais. Desta forma, vamos aumentar as oportunidades de recuperação econômica em bases mais sustentáveis e inclusivas no estado”, afirma Sergio Gusmão Suchodolski, presidente do BDMG.

Promover o empreendedorismo é fundamental para um crescimento econômico sustentável e inclusivo, especialmente nestes tempos difíceis que estamos enfrentando. Congratulamo-nos por anunciar hoje este apoio financeiro adicional às pequenas empresas afetadas pela COVID-19 no Brasil. A resposta rápida do BEI, assinada no ano passado, no contexto especial da COVID-19, ajudou o BDMG a acelerar a captação e distribuição de fundos destinados às empresas brasileiras. Este novo acordo, que fará chegar aos empresários, coloca em evidência as prioridades do BEI na América Latina, ajudando a promover o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, ao fomentar o investimento produtivo”, afirma Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI, responsável pela América Latina.

19 PROJETOS JÁ APOIADOS

Cerca de 60% do contrato original BDMG-BEI, de EUR 100 milhões, já foram desembolsados, sendo que a expectativa é desembolsar os 40% restantes até o primeiro trimestre de 2022. Entre as iniciativas já financiadas, estão 15 projetos de geração de energia solar fotovoltaica, 3 centrais geradoras hidrelétricas e 1 projeto de iluminação pública eficiente no estado de Minas Gerais. Juntos, estes projetos já contribuíram para a geração de mais de 130 gigawatts/hora de energia limpa por ano, evitando a emissão de mais de 11,5 mil toneladas de CO2 na atmosfera.