Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Responsabilidade Socioambiental

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A atuação do BDMG é pautada pelo respeito ao meio ambiente e estímulo a práticas e projetos que promovam o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais. Esse desenvolvimento vai além da esfera econômica. Por isso, o Banco apoia e incentiva a cultura, a cidadania e a responsabilidade socioambiental em Minas Gerais de várias maneiras.


Meio Ambiente

Buscando ampliar a eficiência em sua atuação o BDMG implantou em outubro de 2013 a Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) a qual passou por um processo de atualização em julho de 2015.

A Política Socioambiental é um instrumento de gestão que considera, de forma integrada, as dimensões econômica, social e ambiental nas atividades operacionais e no relacionamento do BDMG com seus públicos: clientes, colaboradores, acionistas e a comunidade. Seus princípios norteiam a atuação do Banco e determinam a priorização do atendimento a empreendimentos com enfoque socioambiental e que contribuem efetivamente para o desenvolvimento sustentável da economia mineira. A  PRSA segue as seguintes diretrizes:

Alinhado aos critérios determinados pelos órgãos responsáveis pelo controle ambiental, o apoio financeiro a empreendimentos passa por rigoroso processo de análise ambiental e social. Empreendimentos com atividade efetiva ou potencialmente poluidora ou que utilizam recursos ambientais têm sua aprovação condicionada à apresentação de toda a documentação que comprove sua regularidade quanto ao licenciamento ambiental.

Além de implantar sua própria política socioambiental, o BDMG promove parcerias internacionais para o financiamento de projetos de grande impacto socioambiental, como o firmado com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) , que disponibilizou apoio financeiro a projetos de infraestrutura municipal voltados para questões climáticas e para a universalização de serviços básicos de saneamento. ​

O BDMG possui ainda uma Comissão Interna de Sustentabilidade voltada às atividades do dia a dia do Banco,  especialmente aquelas que dizem respeito à redução do consumo de água e energia e da geração de resíduos sólidos.

 

Cultura

O BDMG Cultural é uma entidade que apoia e estimula o desenvolvimento do cenário artístico e cultural em Minas Gerais. O Instituto prioriza o despertar dos mineiros pela educação cultural da sociedade e a democratização do acesso às manifestações artísticas e culturais.

Com a promoção de eventos e atividades ligadas às artes plásticas e visuais, dança, teatro, museu, música, literatura e apoio ao patrimônio histórico, a instituição consolidou sua posição como uma das principais fomentadoras da área cultural mineira.

Desde a sua criação, em 1988, o BDMG Cultural revelou grandes talentos e recebeu consagrados artistas em seus projetos. Investir no novo foi, e ainda é, uma prioridade na gestão do Instituto. A valorização da cultura e da arte sempre motivou os que participaram do BDMG Cultural e contribuiu para revelar a inesgotável criatividade da cultura em Minas.


Cidadania - INDEC

O Indec, Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG, é uma entidade civil sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal. Os principais objetivos do Instituto são:


​Incentivar a organização coletiva e estimular a solidariedade.

Promover a participação da comunidade na gestão de projetos de interesse da população assistida.

Impulsionar ações educativas para jovens de baixa renda, com participação da família.

Fomentar ações de saúde e de nutrição.

Reduzir a desnutrição infantil em Minas por meio da parceria com o “Pão Forte Educativo”.

Desenvolver e apoiar projetos de responsabilidade social em áreas carentes e de risco, atuando nos setores de educação, saúde e meio ambiente.


RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA 

O BDMG busca oferecer condições de trabalho que proporcionem a valorização e integração das pessoas, além de um ambiente sinérgico e orientado ao resultado. Para tanto, os empregados do BDMG contam com: Fundo de Pensão Complementar e Plano Privado de Assistência à Saúde, administrados pela Fundação BDMG de Seguridade Social – DESBAN; o programa de prevenção e bem estar dos empregados, com o cumprimento de todas as Normas Regulamentadoras - NR de Saúde e Segurança no Trabalho; o BDMG Envolve - Programa Qualidade de Vida, desenvolvido com o objetivo de promover o bem estar, a qualidade de vida e a segurança; a Convenção Coletiva de Trabalho, com representação dos funcionários e o Programa de Treinamento Interno, com grande abrangência; e o Código de Ética.

​​​
​​